• Últimas notícias

    MAC – Niterói

    O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói) é está localizado no Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.


    No primeiro pavimento funciona a Administração. No segundo, estão a sala de exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras. No subsolo, encontram-se uma área para armazenagem de obras, um bar, um restaurante e um auditório para conferências. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini.


    A estrutura de linhas circulares do edifício apresenta-se como uma escultura de 16 metros de altura em praça aberta, em que o espelho-d'água colocado em sua base e a iluminação empregada conferem grande leveza. A rampa sinuosa externa conduz ao interior, com dois pavimentos.


    O Museu tem 2 500 m² de área e sua construção demorou cinco anos, tendo sido preciso 300 operários. Foram consumidos 3,2 milhões m³ de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 pavimentos. O prédio tem 50 metros de diâmetro, tendo recebido tratamento térmico e impermeabilizante.

    Localização por satélite

    Ver mapa maior

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário