• Últimas notícias

    Arena do Grêmio

    A nova Arena do Grêmio tem capacidade para 60.127 pessoas, atende todas as exigências da Fifa para sediar grandes partidas e, inclusive, poderia receber uma final de Copa do Mundo.


    Ao custo total de R$ 540 milhões, o sonho gremista de ter um dos melhores estádios do mundo virou realidade.


    Na noite de 8 de dezembro de 2012 o Grêmio estreiou sua nova casa com um belo espetáculo de abertura de fogos e luzes, após 27 meses de obras.


    Após a cerimônia, Grêmio e Hamburgo reeditaram a final do mundial de 1983, onde até o placar foi igual – Grêmio 2 x 1 Hamburgo.


    São dois telões, a distância para o gramado será de 10 a 12 metros da linha lateral até o primeiro lance de cadeiras, e as arquibancadas terão a inclinação máxima permitida pela FIFA.


    Todos os lugares são cobertos e sentados. São quatro lances de arquibancada: a baixa com cadeiras (inferior), média baixa com camarotes (gold), média alta com cadeiras (vip) e a mais alta também com cadeiras (superior).


    O entorno do estádio terá um complexo residencial com 67,6 mil m², 2.130 apartamentos e 2,596 vagas de estacionamento; um centro empresarial com 480 salas em dezenove pavimentos, com estacionamento de 2,492 vagas; um hotel com 180 quartos e 180 vagas no estacionamento; um centro comercial com três pavimentos; um centro de eventos com três pavimentos; um estacionamento com 2,231 vagas. O Grêmio terá participação apenas nas rendas geradas pela Arena, e não pelo entorno do estádio.

    André Lima foi quem marcou o primeiro gol na nova Arena e Marcelo Moreno, o segundo gol, na vitória 
    sobre o Hamburgo por 2 a 1.


    Construída graças a uma parceria entre o clube gaúcho e a construtora OAS, a Arena do Grêmio não utilizou dinheiro público. Agora, nos próximos 20 anos, toda renda gerada pelo estádio será dividida. O Grêmio vai receber 65%, e a OAS, 35%.


    As obras da Arena do Grêmio, contaram com o trabalho de aproximadamente 3 mil operários que construíram o estádio, primeiro do país a conquistar o selo verde, se equivalendo com Emirates Stadium, do Arsenal e o Amsterdan Arena, do Ajax.


    O verde do gramado da Arena do Grêmio, cultivado nos moldes europeus, tem uma composição de gramado de inverno para ampliar a resistência aos momentos críticos de frio. Serão três espécies: Lolium, Festuca e Poa. Cultivada nos EUA, terá a companhia em 5% de grama artificial: a ideia é ajudar a fixar a raiz natural.

    Vídeo do tour pela Arena do Grêmio

    2 comentários: