• Últimas notícias

    Ponte do Bósforo – Istambul

    A Ponte do Bósforo é uma das duas pontes do Estreito de Bósforo, localizada entre Ortakoy (do lado europeu) e Beylerbeyi (no lado asiático), em Istambul, Turquia, ligando assim a Europa a Ásia.


    É uma ponte suspensa por cabos de aço com 1510 m de comprimento, com uma largura da plataforma de 39 m. A distância entre as torres (extensão principal) é 1,074 m e a sua altura da torre até o nível da estrada é de 105 m. A altura da plataforma até o nível do mar é de 64 m.


    A construção começou em fevereiro de 1970. Trinta e cinco engenheiros e 400 homens trabalharam no projeto. Foi concluída em 30 de outubro de 1973. O custo da ponte foi de USD 200 milhões.


    A ponte rodoviária tem uma largura total de oito pistas. Cada direção tem três faixas para o tráfego de veículos mais uma faixa de emergência e uma calçada. Nos primeiros quatro anos, os pedestres podiam caminhar sobre a ponte, atingindo e subir nos elevadores do interior das torres em ambos os lados. Hoje em dia, cerca de 180 mil veículos passam diariamente em ambas as direções, quase 85% são automóveis.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    2 comentários:

    1. Eu estou indignado com os catarinenses, estão gastando 400 milhões de reais, para reformar a PONTE HERCILIO LUZ, em quanto que em Istambul, Turquia, eles gastaram 200 mil euros, para construir a ponte de BÓSFORO, ligando a Europa a Asia, uma ponte, que tem- 1,5 km de extenção, 40mts de largura, são 8 pistas. Uma ponte invejavel, aos olhos dos Catarinenses. O que esta acontecendo por aqui, é burrice, ou desvio de dinheiro público.(ROUBO)

      ResponderExcluir
    2. Convido os catarinenses a acordarem/sacudirem/espisotiarem nossos politicos, principalmente os catarinenses. Nescessitamos urgentemente/urgentissimamente/urgentementissimamente, que sejas construido uma nova ligação, entre a ilha/continente em Florianópolis-SC. De preferencia, igualsinha a Ponte de Bósforo, em Istambul, na Turquia. A rede globo esplora diáriamente a figura da ponte na novela Salve Jorge. É uma belíssima ponte, e de baixo custo. Mais em conta que a reforma da H.Luz. Sei que por aqui não existe competencia para tanto. Penso que a globo consegue trazer os capacitados de lá para cá com muita tranquilidade. Abraços.

      ResponderExcluir