• Últimas notícias

    Ponte Vasco da Gama – Lisboa

    A Ponte Vasco da Gama é uma ponte gigantesca sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém. O vão do viaduto central é de 420 m. Foi construída a fim de constituir uma alternativa à ponte 25 de Abril para o trânsito que circula entre o norte e o sul do país na zona da capital portuguesa.


    Inaugurada a 29 de março de 1998, a ponte é a mais longa da Europa e uma das mais extensa do mundo, com os seus 17,3 km de comprimento, dos quais 12 estão sobre as águas do estuário do Tejo. O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498. É uma das mais altas construções de Portugal, com 155 m de altura.


    A ponte tem um perfil transversal de 3 vias cada sentido, com um limite de velocidade de 120 km/h. O número de vias pode ser alargado para oito, quando o tráfego chegar a uma média diária de 52 000 veículos. Em dias de vento, chuva ou de céu nublado, o limite de velocidade é reduzida para 90 km/h.


    Trabalharam na obra 3300 trabalhadores em simultâneo com o projeto, o qual constituiu 18 meses de preparação e 18 meses de construção. A ponte foi projetada para suportar velocidades do vento de 250 km/h e resistir a um sismo 4,5 vezes mais forte do que o histórico Terremoto de Lisboa, em 1755, sismo estimado em 8,7 na escala de Richter. As fundações mais profundas, com um diâmetro de 2,2 m, foram conduzidos a uma profundidade de 95 metros abaixo do nível médio do mar.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário