• Últimas notícias

    Barreira do Tâmisa – Londres

    A Thames Barrier é a segunda maior barreira móvel contra inundação do mundo (após o Oosterscheldekering na Holanda), localizada a jusante do centro de Londres, Reino Unido. Sua finalidade é impedir que Londres seja inundada por altas das marés e tempestades.


    A barreira tem uma extensão de 520 metros de comprimento, altura de 32 metros e consta de 10 comportas móveis de aço, 9 quebra-ondas e 2 contrafortes. 4 grandes comportas elevadas, cada uma com 60 metros de comprimento e 1.300 toneladas de peso, dão acesso aos principais canais de navegação. Outras 2comportas menores, de apenas 30 metros, servem de entrada à dois canais mais estreitos. As comportas funcionam mediante um sistema hidraulico.


    A Barreira do Tâmisa é acionada quando uma combinação de marés altas são previstas no Mar do Norte e os fluxos fluviais elevadas no indicam que os níveis de água sejam superioesr a 4,87 metros no centro de Londres. Para facilitar a navegação, quando se abrem as comportas dos canais, estas uns 90 graus, até que sua superfície curva fique alojada em um vazio aberto no fundo do rio, ficando a borda superior ao nivel do fundo.


    Na década de 1980 houveram quatro fechamentos, 35 na década de 1990, e 75 fechamentos na primeira década deste século. Ao todo, houve 119 fechamentos de defesa até o encerramento em 2 de março de 2010.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário