• Últimas notícias

    Barragem de Ataturk – Turquia

    A barragem de Ataturk é uma barragem com um núcleo central sobre o Rio Eufrates, na fronteira das províncias de Adıyaman e Şanlıurfa, na Região Sudeste da Anatólia, Turquia. Foi construído tanto para gerar energia elétrica, com para irrigar as planícies da região.


    A construção começou em 1983 e foi concluída em 1990. A barragem e a usina hidrelétrica, entraram em serviço após o enchimento do reservatório em 1992. O reservatório criado atrás da represa, chamada de Lago da Barragem Ataturk é o terceiro maior da Turquia.


    A barragem está situada 24 km a noroeste da cidade de Bozova, na estrada D.875 para Adıyaman. É a peça central das 22 barragens no rio Eufrates e Tigre, que de forma o projeto de desenvolvimento regional do sudoeste da Anatólia.


    O aterro da barragem possui 169 m de altura e 1820 m de comprimento. A usina hidrelétrica (UHE) tem uma capacidade total instalada de 2.400 MW, gerando 8.900 GWh de eletricidade por ano. O custo total do projeto da barragem atingiu cerca de 1,25 bilhões de dólares.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário