• Últimas notícias

    Usina Hidrelétrica de Itá – RS-SC

    A UHE ITÀ está localizada no rio Uruguai, na divisa dos municípios de Itá(SC), e Aratiba(RS), aproveitando um desnível de 105 metros entre a foz do Rio Apuaê e a foz do Rio Uvá, tendo uma capacidade instalada de 1.450 MW.

     

     A construção da UHE ITÁ foi concretizada através de uma parceria com a iniciativa privada viabilizada pelo Consórcio Itá, tendo um custo da ordem de R$ 1 bilhão (em valores da época). Durante a sua construção gerou cerca de 2500 empregos diretos e 1500 indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

     

    O desvio do rio foi efetuado através de cinco túneis, com aproximadamente 500m de comprimento cada. A barragem é constituída por uma face de concreto de 125 metros de altura e três diques auxiliares de 22 a 29 metros de altura. O vertedouro principal, com seis comportas está localizada na ombreira direita da barragem, enquanto o vertedouro auxiliar com quatro comportas, na margem esquerda sobre os túneis de desvio superiores.

     

    O reservatório da UHE ITÁ inunda aproximadamente 103 km² de terras, abrangendo um total de 11 municípios, 7 em Santa Catarina e 4 no Rio Grande do Sul. A antiga cidade de Itá ficou debaixo dágua, sendo necessário construir uma nova cidade mais acima.

     Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    2 comentários:

    1. Olá, boa tarde.

      Parabéns pelo blog.

      Solicito autorização de uso da primeira imagem de Itá para uso em livro que aborda assuntos técnicos relacionados a hidrelétricas.

      Fico no aguardo.

      Grato.
      Bruno.

      ResponderExcluir