• Últimas notícias

    Usina Hidrelétrica Salto Caxias – PR

    A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, mais conhecida como Usina hidrelétrica de Salto Caxias é uma usina hidrelétrica brasileira construída no trecho final do Rio Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, distantes cerca de 400 km da capital Curitiba, no estado do Paraná.

     

     Foi inaugurada no dia 26 de março de 1999 e teve um custo final de R$ 1 bilhão. Possui uma capacidade de 1.240 MW de potência instalada, suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes.

     

     Foi a primeira usina brasileira a seguir toda a legislação ambiental e a primeira a ter indenizado todas as propriedades um ano antes de formar o seu reservatório. O lago, com 131 km² de superfície, começou a ser formado no dia 6 de outubro de 1998, e na noite de 20 de novembro atingiu, pela primeira vez, sua capacidade máxima de acumulação.

     

     Com 67 metros de altura, 1,083 metros de comprimento e 912,000 m³, a barragem é do tipo gravidade em CCR (Concreto compactado a rolo) é a maior da América do Sul e a 8ª barragem de CCR em volume do mundo. O CCR leva em sua composição baixa quantidade de cimento e é utilizado basicamente na edificação do corpo da barragem.

     Localização porsatélite


    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário