• Últimas notícias

    Ponte do Guaiba – Porto Alegre

    A Ponte do Guaíba, também chamada Ponte Getúlio Vargas, é a primeira de quatro pontes da Travessia Régis Bittencourt, com extensão total de 7,7 km, localizada sobre o Lago Guaíba na cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.


    Considerada um dos símbolos de Porto Alegre, ela liga a capital ao sul do estado, na intersecção das rodovias BR-116 e BR-290. Seu trajeto é praticamente o mesmo da rota de aproximação para a cabeceira 11 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, então, aviões preparando-se para pousar passam ao lado da ponte.


    A ponte possui um vão móvel que eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão e 400 toneladas de peso a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base, sob a água). Este vão é içado para possibilitar a passagem de navios de grande porte — O vão começa a ser erguido quando o navio está a cerca de um quilômetro de distância, porque, caso ocorra algum problema na ponte, o navio terá tempo de evitar uma colisão.


    Este tempo inutilizado é motivo de protesto de empresários e motoristas que utilizam a ponte, que possui um fluxo médio de 30 mil carros ao dia. Somando-se os minutos em que a ponte esteve erguida, a metade sul do estado esteve isolada da capital por 40 dias durante o período de 2002 a 2007.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário