• Últimas notícias

    Ponte Rio Negro – Manaus

    A Ponte Rio Negro é uma ponte estaiada da rodovia AM-070 (também chamada de Rodovia Manuel Urbano), que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, no estado brasileiro do Amazonas. Foi inaugurada em 24 de outubro de 2011, após 4 anos de construção.


    É a única ponte que atravessa o trecho brasileiro do Rio Negro, sendo considerada como a maior ponte fluvial estaiada do Brasil, com 3.595 metros. O custo total da Ponte Rio Negro foi de 1,099 bilhão de reais.


    Foram usados aço e cimento em quantidade suficiente para erguer três estádios do Maracanã. Devido a acidez das águas do Rio Negro, adicionou-se pozolana (material silicioso anticorrosivo) ao concreto empregado nas estacas e no tabuleiro.


    A parte estaiada e suspensa da ponte mede 400 metros, é a segunda maior ponte fluvial no mundo, superada apenas pela ponte sobre o Rio Orinoco, na Venezuela. Sua largura total é de 20,70 metros no trecho convencional e 22,60 metros na parte estaiada, com quatro faixas de tráfego, duas em cada sentido, além da faixa de passeio para pedestres nos dois lados.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário