• Últimas notícias

    Museu Soumaya – México

    O Museu Soumaya é um museu de arte localizado na Cidade do México. É uma instituição cultural privada, sem fins lucrativos, fundada em 1994 e vinculada à Fundação Carlos Slim. Ocupa dois espaços distintos: um edifício de importância histórica na Plaza Loreto, na região sul da cidade, e a nova sede, projetada por Fernando Romero e inaugurada em 2011, na Plaza Carso, região norte.


    A sede do Museu Soumaya possui 17.000 metros quadrados de área construída, divididos em seis pavimentos. A área expositiva conta com 6.000 metros quadrados. Sua construção custou mais de 70 milhões de dólares. Carlos Slim, engenheiro de formação, colaborou na idealização do projeto.


    O edifício consiste em uma estrutura de formas assimétricas, o que faz com que cada um dos pavimentos tenha dimensões e formatos distintos. A fachada é revestida por 16.000 pastilhas de alumínio. O peso da estrutura é suportado por um "exoesqueleto" composto por sete grande pilares e 28 colunas de aço. O piso é de mármore, importado da Grécia.


    O sexto pavimento é dotado de uma grande clarabóia, permitindo a iluminação natural durante o dia. Além dos espaços expositivos e administrativos, o museu é dotado de biblioteca, laboratórios de conservação e restauro, espaços para atuação didática, ateliê, restaurante, café e auditório com capacidade para 350 pessoas.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário