• Últimas notícias

    Konark Templo do Sol – Índia

    O Templo do Sol é um dos mais importantes e famosos templos indianos dedicados a Surya, o deus do Sol. Está localizado no vilarejo histórico de Konarak, na província de Orissa. Foi construído no século 13, entre oanos de 1238 e 1250 da dinastia Ganga Oriental, sendo classificado pela UNESCO desde 1984 como Património Mundial.


    Como outros templos indianos, o complexo se compõe de uma edificação principal em forma de torre (vimana), originalmente com cerca de 70 m de altura, onde estava entronizada a imagem da divindade; um átrio piramidal (jagamohana) com cerca de 40 m; uma sala de refeições (bhoga-mandapa) e uma sala de dança (nirtya-mandapa ou nat mandir), onde eram feitas homenagens dançadas ao deus.


    O templo, alinhado na direção leste-oeste, é todo construído à semelhança de uma carruagem, o carro do Sol, puxada por sete cavalos e com doze pares de rodas de pedra, e tem as fachadas cobertas de relevos.


    Entre as figuras, estão: 1452 elefantes esculpidos e estão cobertas de inúmeras figuras em relevo que mostram dançarinas, divindades, animais, caçadores, criaturas míticas, cenas domésticas, cenas sensuais... e intrincados padrões decorativos geométricos.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário